Pulsar Viana Ciclo de Cinema Documental

Viana do Castelo respira arte. E a Sétima vai chegar ao seu centro, de forma gratuita, para lhe contar todos os segredos da cidade.

 

Durante os dias 25 e 26 de agosto, na esplanada do nosso Centro, vai poder assistir a filmes sobre a nossa região, a custo zero, enquanto desfruta de uma degustação, das deliciosas cervejas Letra.

  • O  Ciclo de Cinema Documental, uma parceria do nosso Centro com a Associação Cultural ao Norte e a minhota Cerveja Letra, inicia-se no dia 25 de agosto a partir das 20h com a primeira prova de cervejaDepois, às 21h, é exibido o filme “Ouro de Lei”, que aborda a importância das peças tradicionais em ouro na cultura popular. Podemos ver como são fabricadas algumas peças emblemáticas através do trabalho minucioso dos artesãos da Póvoa de Lanhoso e Gondomar.
  • Com uma pausa de meia hora para o segundo momento de prova da cerveja, segue-se o último filme do dia, às 23h30. Em “Contra Corrente” os proprietários de moinhos e azenhas nos rios Âncora, Coura, Neiva e num ribeiro da bacia hidrográfica do Lima explicam as dificuldades que sentem em mantê-los em atividade, bem como a vontade em conservarem um património que, em muitos casos, receberam como herança.
  • No dia seguinte, 26 de agosto, aproveite para jantar pelo nosso centro porque os dois filmes que estão agendados são intensos e maravilhosos e nada melhor do que vê-los depois de uma bela refeição – e já agora uma fresquinha cerveja artesanal. Às 21h é exibido o primeiro filme, “Bordado de Viana do Castelo”, que conta a história da arte do bordado, em 1917, quando, em plena primeira guerra mundial, Geminiana Branco, no âmbito da Cruzada das Mulheres Portuguesas, criou ateliês para o ensino e venda de bordados como forma de sustento das mulheres durante o período de crise.
  • Com um filme tão intenso, por que não ficar para o segundo? Às 22h30 começa “Milho à Terra”, uma obra realizada com a colaboração de agricultores da freguesia de Outeiro e que acompanha todo um ciclo de vida agrícola: a preparação das terras, a gradagem, a sementeira do milho, as sachas, as regas, a colheita, a desfolhada na eira, a trituração do grão no moinho e o fabrico do pão.
  • Se não teve oportunidade de provar a cerveja no dia anterior, não se preocupe. Neste dia 26, acontecerão também, diversos momentos de degustação da Cerveja Letra – uma empresa parceira do evento Pulsar Viana – às 20h, 22h e 23h30.
  • Não perca esta oportunidade de conhecer todos os segredos e tradições do minho. Podemos contar consigo?

Tudo o que precisa num único espaço