Quer perder peso? Siga estes 10 conselhos

Se tem o objetivo de emagrecer, então este artigo é mesmo para si. Veja as nossas sugestões e perca peso de forma saudável.

A alimentação saudável deveria ser uma constante na vida de todos e uma regra a cumprir todos os dias. No entanto, com as correrias do dia-a-dia e o stress do trabalho nem sempre é fácil comermos bem e de forma regrada. Isso poderá traduzir-se, mais tarde, num aumento de peso e levar a dietas pouco saudáveis.

Se está a pensar em emagrecer esqueça as “dietas da moda”: na grande maioria das vezes não são equilibradas e não trazem os resultados esperados. E, apesar de não termos a receita para perder peso, podemos dar-lhe alguns conselhos que o poderão ajudar a cumprir o seu objetivo. Ora veja:

1 – Consultar um nutricionista: antes de começar qualquer dieta deve ir a uma consulta desta especialidade e falar com quem realmente sabe. Os planos alimentares devem ser flexíveis, variados, equilibrados e adequados ao seu objetivo, à sua fisionomia e aos seus gostos.

2 – Praticar exercício físico: sim, não há milagres. Se quer emagrecer deve ter isto em mente: tem de haver um défice energético. Ou seja, deve gastar mais calorias do que as que consome. E para isso é preciso fazer exercício.

3 – Perceber por que motivos ganha peso: nem sempre o aumento de peso está relacionado apenas com a comida. Há situações nas nossas vidas (como por exemplo, mudança de emprego) que nos provocam algum stress e nos fazem comer mais sem darmos por isso. Além disto, pode haver situações de saúde que também dificultam a perda de peso. É importante ter consciência destes motivos.

4 – Não saltar refeições: não é por não comer que vai emagrecer. Aliás, pode estar a fazer muito pior. O facto de saltar refeições como o pequeno-almoço ou os lanches a meio da manhã e da tarde pode fazer com que depois coma muito mais do que devia. A regra é fazer várias refeições ao longo do dia, de forma regrada.

5 – Não excluir grupos da roda dos alimentos: pode achar que para perder peso não deve ingerir, por exemplo, hidratos de carbono, mas isso é errado. As dietas devem ser equilibradas e contemplar todos os grupos de alimentos (claro, em proporções adequadas).

6 – Planear o dia alimentar: uma das formas de cair mais rapidamente em tentação é não planear o que se vai comer ao longo do dia. Antes de sair de casa tente perceber onde é que pode ir almoçar e que opções saudáveis é que existem. O ideal, caso consiga, é mesmo fazer a sua marmita: assim não há desvios na dieta.

7 – Não ir às compras ou comer fora com fome: esse é um dos maiores erros! Ao ir às compras com fome vai acabar por comprar o que não deve e estragar todo o seu trabalho. O mesmo se passa quando vai ao restaurante: se for com fome garantimos que vai escolher opções pouco saudáveis.

8 – Não comer depressa ou em frente à televisão: a altura das refeições deve ser passada à mesa, com aqueles que mais gostamos. O facto de comer depressa ou a olhar para a televisão ou para o ecrã do telemóvel, pode não parecer, mas contribui para o aumento de peso.

9 – Não tenha medo das opções saudáveis: aposte numa alimentação à base de grelhados, cozidos e saladas, que são baixos em valor energético. Mas cuidado com os temperos! Pode estar a estragar tudo ao pôr na comida um molho altamente calórico.

10 – Não fique obcecado com o peso: isso só vai contribuir para aumentar o seu stress e, consequentemente, dificultar a perda de peso. Escolha um dia da semana para se pesar, logo de manhã e em jejum, e faça dessa a sua regra.

Tudo o que precisa num único espaço