Doar sangue: 3 passos para um ato heróico

Doar sangue consegue ser um dos maiores atos de altruísmo que conhecemos. Basta apenas uma doação para ser possível salvar três vidas. Um gesto tão simples mas com um impacto gigantesco, certo?

Se nunca doou sangue ou se é a primeira vez que o faz no Estação Viana, apresentamos-lhe três passos para o fazer com distinção. Lembre-se: só pode doar caso tenha 18 anos de idade ou mais, se for saudável e se pesar 50 kg ou mais. Devido à Covid-19, tenha em atenção a alguns sintomas como febre, tosse seca, falta de ar, ou se efetuou viagens ou contatos de risco conhecidos. Se não for o caso, então siga estes passos:

Passo 1: Nos dias 31 de julho e 7 de agosto, das 15h às 19h, haverá uma loja que servirá para a recolha de sangue, no piso 2. Mas é importante que um dia antes comece a ter alguns cuidados, tais como: reforçar a hidratação, evitar a exposição solar e fazer uma curta refeição antes da doação, de modo a evitar quebras de tensão.

Passo 2: No momento da doação é importante que responda com sinceridade às questões que o médico lhe fizer, de forma a que não haja riscos desnecessários durante e após a doação. Vários profissionais de saúde estarão presentes para esclarecer quaisquer dúvidas que tenha.

Passo 3: Depois da boa ação feita, é altura de perceber os cuidados pós dádiva. São apenas colhidos entre 410 a 490 ml de sangue, o que significa que esse valor rapidamente é reposto pelo organismo. Assim, após a recolha de sangue, deve voltar a fazer uma refeição leve e voltar à sua rotina normal. Apenas alguns profissionais, como os pilotos de avião, maquinistas de comboio ou mergulhadores, não devem exercer as respetivas atividades nas horas seguintes à doação.

Simples, não é? Aponte na sua agenda: 31 de julho e 7 de agosto, das 15h às 19h, no piso 2 junto à Fnac, do nosso Centro. 

O Estação Viana Shopping torna-se assim um ponto de recolha de sangue e de registo para medula óssea, em parceria com a Associação de Dadores de Sangue de Meadela e o Instituto Português do Sangue e Transplantação.

Esperamos por si e pelo seu sangue tipo salva vidas.

Tudo o que precisa num único espaço