5 dicas para quem vai correr a meia maratona Manuela Machado pela primeira vez

Está de volta o maior evento desportivo do Alto Minho – a Meia Maratona Manuela Machado!

O evento tem partida agendada para as 10h30 do dia 6 de março, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo. Se é a primeira vez que participa numa meia maratona, preparámos 5 dicas para que se sinta física e psicologicamente confortável no grande dia!

 

Aqueça antes da prova

Faça um aquecimento simples de 5 minutos a correr a um ritmo baixo. Isto permite preparar o sistema cardíaco, circulatório, pulmonar e nervoso do seu corpo para o esforço que se segue.

Tenha atenção ao ritmo

Não vá com pressa. Sabemos que os primeiros minutos de corrida fazem-se cheios de energia e entusiasmo, mas será que é sustentável para a meta a que se propôs? Talvez não. Faça uma gestão correta da energia que gasta, tendo em conta o percurso que tem pela frente.

Divida a corrida por etapas

Se dividir a prova em segmentos, será mais fácil cumprir o seu objetivo. Nos primeiros 8 km corra de forma relaxada. Do km 8 ao 16 ajuste a sua velocidade e o esforço, se conseguir acelere só um pouco. Do quilómetro 16 ao 21 tente dar o máximo – é altura de colocar o treino anteriormente feito à prova!

Respeite o seu corpo

Não há motivo para ficar desmotivado só porque abrandou o ritmo da corrida. É comum não conseguir estar sempre a correr, sobretudo no início. Não desmotive se fizer três quilómetros a correr e, no meio, começar a andar.

Hidrate-se

É importante antes, durante e após a prova. Lembre-se que, ao longo do percurso, existem estações para hidratação, com esponja para refrescamento e descanso dos atletas.

 

Tenha os seus objetivos e esforce-se para os concretizar, mas lembre-se que, acima de tudo, deve tirar prazer da corrida. Desfrute da prova ao máximo e divirta-se!

Tudo o que precisa num único espaço