5 formas para as crianças se divertirem na lavagem das mãos

Se as crianças aí de casa torcem o nariz na hora da lavagem das mãos, então espreite este artigo. Temos cinco formas de tornar esse momento, super divertido!

Desde o primeiro momento em que o novo coronavírus entrou no nosso país, a Direção-Geral da Saúde (DGS) comunicou a principal forma de nos mantermos preventivos: lavar muito bem as mãos e evitar tocar no rosto.

Se para os adultos esta medida é, por vezes, esquecida, para as crianças pode passar completamente ao lado. É necessário explicar-lhes a importância da lavagem das mãos e que há formas divertidas de o fazer. Estas são as nossas cinco sugestões para tornar esse momento de higiene, muito mais animado! Vamos afastar o vírus?

 

Sabão e pimenta: uma combinação mágica

A experiência tornou-se viral e a “culpa” é da professora norte-americana Amanda Lorenzo que, depois de ter aprendido na rede social Tik Tok, ensinou aos seus alunos esta fórmula mágica. Os passos são simples. Num prato coloque apenas sabão. No outro, ponha água com pimenta preta que, no fundo, representará o vírus. Depois é só demonstrar às crianças que, ao colocar o dedo sem sabão na água, o vírus não vai embora. Mas, caso esfregue bem o dedo no sabão e depois o coloque na água com pimenta, o vírus afasta-se de imediato. No fundo, o vírus mau tem medo das mãos limpinhas!

https://www.instagram.com/p/B9kOH4HhZBA/

 

De olhos vendados e mãos limpinhas

Esta brincadeira vai ajudar os mais novos a entenderem como é importante lavarem as mãos durante 20 segundos e com vários movimentos para que as mãos fiquem totalmente limpas. Com os olhos vendados e um pouco de tinta guache, peça à criança que esfregue as mãos, como se estivesse a lavar normalmente. Depois, mostre o resultado. Será que a tinta se espalhou pelas palmas, unhas, punhos e entre os dedos também?

 

O sapo que não lavava o pé… lava as mãos!

De certeza que conhece a versão original que nos conta a história de um sapo que não lava o pé. Devido ao surto da Covid-19, a marca Johnson’s fez uma nova versão para mostrar aos mais novos que o sapo lava as mãos também. Cantem juntos!

 

Quantas mais vezes as mãos lavares, mais próximo do prémio estarás!

Esta forma divertida de lavar as mãos é mais criativa! Pegue nas canetas aí de casa e desenhe nas mãos das crianças o bicho mau que é o Coronavírus. Depois de desenhado, lance o desafio: se até ao final do dia o vírus já não estiver nas mãos, então ganham um prémio! Dê-lhes a dica de que quantas mais vezes lavarem ao longo do dia, mais probabilidades terão de apagar o desenho das mãos!

 

Parabéns a mim, por lavar as mãos!

Esta é a forma que mais tem sido utilizada. Cantar os parabéns durante 20 segundos promete umas mãos bem lavadas e protegidas. Se quiser pôr a música a tocar para criar um ambiente mais divertido, basta fazer play!

Tudo o que precisa num único espaço