5 podcasts para aprender mais sobre sustentabilidade

O tema sustentabilidade está na ordem do dia. Sabemos que a reciclagem é obrigatória, que devemos evitar tudo o que é descartável e que, na dúvida, deslocações a pé ou em transportes públicos são a melhor opção. Mas ainda há muitas questões e incertezas sobre o que é mais ou menos ecológico.

Se anda à procura de uma voz (literalmente!) para aprender mais e tornar os seus hábitos mais sustentáveis, fique a conhecer os 5 melhores podcasts para ajudar a salvar o planeta!

 

5 podcasts para aprender mais sobre sustentabilidade

 

Podcast Do Zero

Este é um dos primeiros projetos contra o desperdício em Portugal. “Do Zero” é um podcast da Catarina Barreiros, influenciadora digital dedicada a incentivar as pessoas à sua volta a adotar comportamentos mais sustentáveis, mas sempre com a premissa de que cada uma tem o seu ritmo e que, quando falamos de sustentabilidade, não há respostas certas nem erradas – há sempre um “depende”.

Conta com três temporadas e tem episódios dedicados a temas como a pegada carbónica ou greenwashing e outros que contam com a participação de convidados especialistas em temas como sustentabilidade na cosmética, finanças ou saúde mental.

 

Visão Verde

Este podcast da revista Visão é um debate constante sobre temas como veículos eléctricos, veganismo, painéis solares ou o impacto do nosso consumo na desflorestarão. Com cerca de 30 minutos, cada episódio tem um convidado diferente que debate com o jornalista Luís Ribeiro questões sobre os desafios ambientais do dia a dia.

 

Ambientalista imperfeita

Joana Guerra Tadeu é uma influenciadora digital, ecofeminista e ativista pela justiça social e climática. Este podcast da Antena 3, partilha a atualidade da ecologia, a cultura ao serviço da sustentabilidade e as dicas práticas que nos ajudam a fazer melhor pelo planeta e pelas pessoas. E, sendo um podcast feito em parceria com uma estação de rádio, tem uma particularidade muito interessante: a partilha de canções com mensagens ambientalistas.

 

Verdes Hábitos

Já se questionou sobre o impacto ambiental da pandemia da Covid-19 ou da atual guerra na Ucrânia? Neste podcast da TSF, conduzido por Carolina Quaresma e a Associação Ambientalista Zero, é convidado a refletir, a agir e alterar hábitos em prol do planeta.

 

Ecosofia X

 

Este podcast do jornal Expresso é feito em parceria com a Sociedade Ponto Verde. Conduzido por Cristina Gouveia e Sofia Guedes Vaz, é possível sentir verdadeiramente o espírito de duas engenheiras do ambiente com vontade de mudar o mundo! Todos os episódios partem do conceito de ‘Ecosofia’, desenvolvido pelo filósofo norueguês Arne Naess para falar de harmonia ecológica.

 

 

Por fim, lembre-se que é muito importante não ouvir apenas podcasts com opiniões com as quais concorda. Em vários episódios de muitos destes podcasts, haverá opiniões diferentes das suas. Mas a verdade é que, só ouvindo muitos argumentos, percebe quais são aqueles com os quais se identifica e consegue também abrir horizontes e expandir a mente.

Tudo o que precisa num único espaço