Agosto é mês de festas e romarias

Este é o mês em que todos saem à rua e a diversão é uma ordem. Viana do Castelo é palco de várias iniciativas, onde a tradição e a cultura se cruzam e são capazes de agradar a miúdos e graúdos. Conheça aqui a programação das festas e venha divertir-se connosco!

4 e 5 de agosto: Campeonato Nacional Surf Esperanças

Se lhe der vontade de ir à praia neste fim de semana opte pela Praia da Arda, em Afife, e acompanhe a partir das 9h a Finalíssima (Feminino Sub-16 e Sub-18) do Campeonato Nacional Surf Esperanças. Integrado no Viana Surf City Fest e organizado pelo Surf Clube Viana e a autarquia, aplauda os vencedores e aventure-se na água com uma prancha debaixo do braço.

8 a 11 de agosto: 13º Neopop Electronic Music Festival 

Lançado em 2006, o Neopop é um festival doutorado em música de dança e electrónica, misturando nomes históricos e talentos por descobrir no mesmo contexto. Todos os anos há propostas surpreendentes que exploram as verdadeiras cores deste estilo musical, com artistas nacionais e internacionais, transversais a várias gerações. Esta  13ª edição conta com nomes como Jeff Mills, Solomun ou St Germain e o evento abrirá pela primeira vez as portas do recinto para uma noite totalmente gratuita.

9 agosto: 80ª Volta a Portugal Santander 

De 1 a 12 de agosto as bicicletas voltam a reinar nas estradas portuguesas percorrendo as diversas geografias do nosso país durante a 80ª Volta a Portugal Santander, a mais abrangente dos últimos anos. Nesta quinta-feira a Volta a Portugal vai fechar a sétima etapa da prova em Viana do Castelo. Os 165,5 quilómetros de prova entre Montalegre e Viana voltam a trazer a festa da prova rainha do ciclismo ao concelho, terminando a etapa no topo do monte de Santa Luzia. Se é um apaixonado pela modalidade não perca de vista as 21 equipas participantes. 

12 de agosto: Feita de Artesanato e Manualidades

A FAM – Feira de Artesanato e Manualidades – é um evento mensal de divulgação e venda de produtos artesanais com diferentes técnicas. Decorre todos os segundos fins de semana de cada mês em Viana do Castelo, sendo ao sábado na Porta Mexia Galvão, junto à Praça da República, e ao Domingo no Jardim das Tílias, em Santa Luzia. Recheie a sua casa com artigos únicos, originais, cheios de histórias e feitos à mão. 

15 agosto: Noite de guitarra Portuguesa com Fados de Lisboa

Gosta de fado? Comove-se facilmente quando houve um solo de uma guitarra portuguesa? Então não pode mesmo faltar a uma noite especial dedicada ao melhor da música portuguesa tradicional. Será quarta-feira, 15 de agosto, pelas 22h, na Praça 1º de Maio.  Jorge Gomes, Filipa Menina, Jorge Nande e Ana Ferreira são os fadistas que serão acompanhados pelos músicos Francisco Vieira, João Martins e Henrique Rabaçal. 

17 de agosto: Romaria da Senhora D’Agonia

De 17 a 20 de agosto decorre a Romaria da Srª D’Agonia, uma celebração nascida em 1772 pela devoção dos homens do mar, pescadores, que pediam proteção à padroeira. É uma das maiores festas nacionais e hoje  junta a devoção, a história e a riqueza etnográfica. Do seu programa os destaques vão para o Desfile da Mordomia, a Festa do Traje, a Procissão ao Mar, o Cortejo Etnográfico ou os Fogos-de-artifício, como a Serenata na Ponte Eiffel. Ah, e não se esqueça: dia 20 é feriado municipal. 

19 de agosto: Festa do Traje 

O traje em linho, com várias cores características e formas, é um símbolo da região que a mulher de Viana envergou até aos finais do século XIX. O uso do ouro manifestava a riqueza da família, mas sobretudo o orgulho da mulher. A riqueza da história do traje demonstra-se igualmente no espírito da mulher de Viana do Castelo na atualidade, que faz questão de ir à festa, com a sua ‘chieira’, engalanada com o ouro de filigrana e uma peça de roupa bem típica. A Festa do Traje acontece este ano no Centro Cultural de Viana do Castelo e é uma lição de história e cultura. Conte com música e muita dança.

24 de agosto: Festival Soundville Rio Neiva 2018 

No ultimo fim de semana de Agosto, todos os caminhos e calçadas de Durrães e Barroselas vão dar à Azenha das Pesqueiras. O cantautor norte-americano Emperor X e os nacionais Ermo e The Twist Connection estão entre os protagonistas do palco deste festival. O Soundville foi recentemente distinguido com um primeiro lugar no concurso ao “Programa Sê-Lo Verde” do Fundo Ambiental, sendo um festival artístico e pedagógico virado para a sustentabilidade. Nele adoptam-se práticas de construção orgânicas em harmonia com a biodiversidade do Vale do Neiva.

26 de agosto: Animação Desportiva 

Comece o domingo em família, a fazer exercício e na praia. Na Praia do Norte, entre 10h e as 12h, tem o programa ideal que reune tudo isto. Conte com aulas de Body Balance, Pilates e Yoga em família completamente gratuitas.

 31 de agosto: Folk You! 

Às Sextas-feiras o Grupo Folclórico de Viana do Castelo – Academia Etnográfica, promove a iniciativa “Folk You!” – Ensaios de Captação de Novos Talentos para Tradições Antigas. Venha testar os seus dotes de dança na Antiga Escola Primária da Abelheira, pelas 22h. 

Como vê, motivos não faltam para aproveitar a cidade em festa e em família! Visite o nosso Centro e viva a 100% este nosso querido mês de Agosto. 

Tudo o que precisa num único espaço