Amor e Arte unem-se no Estação Viana

“Amor Minhoto” chegou ao nosso Centro para fazer Pulsar os corações dos vianenses. Neste artigo contamos-lhe tudo sobre esta instalação artística, criada propositadamente para a quarta edição do Pulsar Viana.

Criado em 2016, o Pulsar Viana nasceu com o objetivo de dar a conhecer a vasta história natural, patrimonial, cultural e gastronómica de uma das cidades mais bonitas de Portugal: a nossa.

O evento, que começou em maio e se prolonga até outubro, pretende mostrar a identidade regional de Viana do Castelo e do Minho e, por isso mesmo, não podia deixar de parte o amor (ou não fosse esta uma das imagens de marca do município).

E assim nasceu “Amor Minhoto”. A instalação artística, criada por Pedro Amaral Ribeiro, da Diverte, é a maior peça de arte pública construída em 3D, no nosso país. É composta por um painel vertical, com duas faces, sendo que uma delas é constituída por 356 cubos 3D de cores diferentes e imagens alusivas à cidade, dos fotógrafos Rui Carvalho e Guadalberto Boa-Morte. Estas imagens, representativas da Romaria D’Agonia, do traje e da filigrana transformam-se ao pôr-do-sol, quando são retroiluminadas. O verso desta instalação artística será utilizado para intervenção de outros dois artistas (Cipriano Oquiniame e João Cristino) e também de todos aqueles que queiram lá deixar a sua marca. É que o público também vai ter a oportunidade de interagir com esta peça, alterando as cores e efeitos de luzes através de um painel de controlo.

A história desta peça, como não podia deixar de ser, fala de amor. A instalação artística tem como protagonista o coração e mostra um casal apaixonado. O homem, sentado, namora a sua amada, que está à janela do coração, e ambos envergam o tradicional traje do Minho, estilizado, demonstrando o seu “Amor Minhoto”.

E é já a partir de dia 18 que pode ficar a conhecer esta peça. Para celebrar esta inauguração, às 21h30 recebemos “Um Amor de Outro Mundo”, pelas mãos de João Gigante, o artista responsável pela sonoplastia da peça em exposição e que aqui se vai apresentar através do seu projeto PHOLE. Mas as surpresas não terminam por aqui! Tem papel e caneta à mão? Então aponte toda a programação do Pulsar Viana para não perder nada!

26 de julho, 21h30: “Chieira”, performance do grupo Arte em Movimento, na Praça Central;

Todos os dias até 30 de outubro, 21h30: espetáculo de luzes e som “Um Amor de Outro Mundo”, de curta duração, na instalação artística.

A peça estará patente na entrada sul do Estação Viana Shopping, junto à Estação de Caminhos de Ferro, até dia 30 de outubro.

 

 

Tudo o que precisa num único espaço