Imprimimos Tradições: levar para casa uma estátua com o seu rosto

“:Diverte” é a marca vianense focada na democratização da impressão 3D que criou o projeto “Imprimimos Tradições” – que entre outras coisas permite criar estátuas personalizadas. Um casamento perfeito entre tecnologia e tradição, que esteve em exposição no seu Centro.

Já imaginou ter uma pequena estátua que reproduz, com precisão e pormenor, o seu rosto e o seu traje vianense? E que foi feita cruzando as mais modernas tecnologias com a mais ancestral tradição? É esta a proposta da marca vianense :Diverte, que utiliza a impressão 3D para celebrar e registar o património cultural da nossa cidade, e que recentemente marcou presença no Estação Viana Shopping. Sim, porque diz-se que a tradição já não é o que era, mas isto não é necessariamente algo negativo.

Foi justamente com o objetivo de modernizar e preservar a tradição que a :Diverte – que já disponibilizava serviços de impressão 3D – criou este projeto. “Imprimimos Tradições” procura materializar o património cultural e etnográfico desta região em impressões 3D, ou esculturas digitais, pintadas por artesãs da região de Cardielos. Uma aliança perfeita entre inovação e tradição, ou Artesanato Tecnológico, conceito celebrado por este projecto.

Este desejo de preservar a tradição nasceu pela mão de três jovens de Viana do Castelo, que durante meses estudaram os trajes regionais de Viana do Castelo, considerados os mais belos de Portugal. Os arquitetos Pedro Ribeiro e Rafael Nascimento e o técnico de impressão 3D João Cavalheiro inspiraram-se, para os primeiros modelos, num casal do Grupo Folclórico de Viana de Castelo. O sucesso foi tal que a tripla começou a desenvolver outros modelos e colaborações com vários artistas, como é o caso de Cipriano Oquiniame.

Atualmente, cada um dos modelos está disponível em quatro tamanhos diferentes, sendo que os mais pequenos (9 e 12) existem em mais de 30 cores diferentes, e as versões maiores (18 e 22 cm), além de estarem disponíveis em preto e branco, podem ainda ser pintadas à mão por artesãs, replicando ao pormenor os trajes de Domingar, de Mordoma, à Vianesa, de Festa de Homem, de Ceifeira, de Ceifeiro, de Noiva ou de Noivo.

Mas, para quem quiser algo realmente original, existem edições personalizadas que podem ser feitas através da inserção da cara da pessoa num dos modelos já existentes ou através da digitalização 3D completa de pessoa totalmente trajada. Ou seja, pode levar para casa uma estátua que é uma réplica perfeita do seu rosto e dos seus trajes. Uma celebração da tradição através da modernidade.

 

 

 

Tudo o que precisa num único espaço