Em abril o nosso Centro é solidário e veste-se de azul

Já ouviu falar na Campanha do Laço Azul, uma iniciativa solidária mundial que promove a proteção das crianças contra os maus-tratos? Tudo começou em 1989 na Virgínia, nos Estados Unidos, quando Bonnie Finney, uma avó que perdeu os dois netos, por serem vítimas de violência, amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o objetivo de chamar a atenção. O azul simbolizava a cor das lesões e servia-lhe como um lembrete constante da sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
Esta campanha, que começou por ser uma homenagem desta avó, cresceu e atualmente muitos países do mundo usam as fitas azuis durante todo o mês de abril em memória de todos os que morreram vítimas de abuso infantil, negligência ou violência, sendo também uma forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir estas tragédias.
A história de Bonnie Finney prova que a preocupação de um único cidadão é capaz de despertar consciências, alertar para uma realidade e mudar comportamentos na promoção e proteção dos direitos dos mais novos.
A entrada sul do nosso Centro tem exposto um laço azul gigante e todos os lojistas estão convidados a usar um laço azul durante o mês. Além disso serão muitas as atividades na cidade em que pode participar. Aponte já na sua agenda:
Dia 19: Sessão “Audição da Criança”, na sede distrital da Delegação da Ordem dos Advogados de Viana do Castelo
Dia 26: Sessão “A Lei de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças”, na sede distrital da Delegação da Ordem dos Advogados de Viana do Castelo
Dia 27: Criação de um laço humano em todas as escolas do concelho
Dia 28: Baile do Laço Azul – colaboração da Escola Profissional Artística do Alto Minho com ARTEAM e do DJ Vítor Coutinho.