Em abril o nosso Centro é solidário e veste-se de azul

Este é o mês da Prevenção dos Maus tratos na Infância e Juventude e o nosso Centro, em colaboração com o Centro de Proteção de Crianças e Jovens de Viana do Castelo e a Câmara Municipal, vai juntar-se à campanha internacional do Laço Azul. Saiba tudo aqui!

Já ouviu falar na Campanha do Laço Azul, uma iniciativa solidária mundial que promove a proteção das crianças contra os maus-tratos? Tudo começou em 1989 na Virgínia, nos Estados Unidos, quando Bonnie Finney, uma avó que perdeu os dois netos, por serem vítimas de violência, amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o objetivo de chamar a atenção. O azul simbolizava a cor das lesões e servia-lhe como um lembrete constante da sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. 

Esta campanha, que começou por ser uma homenagem desta avó, cresceu e atualmente muitos países do mundo usam as fitas azuis durante todo o mês de abril em memória de todos os que morreram vítimas de abuso infantil, negligência ou violência, sendo também uma forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades nos esforços necessários para prevenir estas tragédias. 

A história de Bonnie Finney prova que a preocupação de um único cidadão é capaz de despertar consciências, alertar para uma realidade e mudar comportamentos na promoção e proteção dos direitos dos mais novos.

A entrada sul do nosso Centro tem exposto um laço azul gigante e todos os lojistas estão convidados a usar um laço azul durante o mês. Além disso serão muitas as atividades na cidade em que pode participar. Aponte já na sua agenda: 

Dia 19: Sessão “Audição da Criança”, na sede distrital da Delegação da Ordem dos Advogados de Viana do Castelo 

Dia 26: Sessão “A Lei de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças”, na  sede distrital da Delegação da Ordem dos Advogados de Viana do Castelo 

Dia 27: Criação de um laço humano em todas as escolas do concelho 

Dia 28: Baile do Laço Azul – colaboração da Escola Profissional Artística do Alto Minho com ARTEAM e do DJ Vítor Coutinho.

Tudo o que precisa num único espaço