Celebre o 25 de abril na nossa cidade

Esta segunda-feira, 25 de abril, celebra-se o 48.º aniversário da Revolução dos Cravos. Os Capitães de Abril devolveram a liberdade a Portugal e, por isso, o mínimo que podemos fazer é prestar-lhes uma homenagem aproveitando o feriado da melhor forma. Se está sem ideias, apresentamos-lhe quatro sugestões para celebrar na nossa cidade e, um dia, responder à pergunta “Onde estava no 25 de Abril de 2022?”.

 

1) Passeio de motas clássicas e motorizadas

Não consegue resistir a um convívio de motas clássicas, onde possa dar dois dedos de conversa sobre marcas, modelos e cilindradas? Então, este passeio que vai desfilar pelas ruas da cidade, é a forma perfeita de celebrar este dia. A concentração acontece às 9h00 na Casa do Povo de Santa Marta de Portuzelo e o passeio terá início às 10h. 

 

2) Leve os miúdos ao Monumento 25 de Abril

Não sabe como explicar o 25 de Abril às crianças? Aproveite a ocasião para levar os seus filhos ao Monumento 25 Abril, conte-lhes a história de forma simples e adapte a explicação da Revolução dos Cravos à realidade deles: como era a escola? Como eram as brincadeiras? Lembre-se que criar a consciência nos seus filhos acerca da importância da Liberdade e dos Direitos Humanos, faz parte da sua responsabilidade e garante que nunca lhes retirarão o direito de ser.

Pode completar a explicação com o novo livro de Ana Markl: ‘Avó, onde estavas no 25 de Abril?’, já disponíveis na Fnac e Bertrand do nosso Centro.

 

3) Saboreie a Liberdade

Celebre o 25 de abril à mesa! Sabia que 1974 foi também o ano em que Portugal se estreou no famoso Guia Michelin, com quatro restaurantes a entrarem diretamente para o top das estrelas? Por acaso, (ainda) não temos nenhum nosso Centro, mas aqui encontra opções igualmente deliciosas para celebrar a liberdade!

 

 

4) Assista ao Filme Salgueiro Maia – O Implicado

Através de uma abordagem moderna, intimista e emocional, Salgueiro Maia – O Implicado retrata as histórias que ainda não foram contadas sobre o Capitão de Abril. As pequenas revelações que permitem perceber melhor de onde vinha a moderação, a valentia, a educação e a firmeza que foram a chave do sucesso da Revolução dos Cravos. A exibição do filme faz parte da programação das Sessões Cineclubistas, que decorrem todas as segundas-feiras, no Cinema Verde Viana, às 21h30.

 

 

Viva a Liberdade!

Tudo o que precisa num único espaço