LER + é a melhor forma de começar o ano

Se Fernando Pessoa tinha nele todos os sonhos do mundo, em grande parte era pelos livros que lia. Para cada aluno, temos um livro a recomendar.

Com o Plano Nacional de Leitura – uma iniciativa lançada, em 2006, pelo governo que tem como objetivo aumentar os níveis de literacia – todos os alunos têm à sua disposição um conjunto de livros, de leitura extracurricular, para mergulharem num mundo diferente enquanto aprendem.

E para aqueles que consideram ler uma autêntica “seca”, deixamos três conselhos para não desistirem ao segundo capítulo.

  • Olhar para além da capa: a verdade é que muitas vezes pegamos num livro por causa da capa. É natural que isso aconteça. Mas ao mesmo tempo que nos pode prender a atenção, pode também levar-nos ao engano. O ideal é ler a sinopse e ver se vai ao encontro das nossas preferências.
  • Modo off: quando começamos a ler, seja durante o dia ou antes de dormir, devemos sempre desligar todos os aparelhos à nossa volta que nos possam distrair, como televisões, telemóveis, tablets… Como é que podemos entrar na história se estivermos constantemente a responder às mensagens que nos chegam pelo whatsapp?
  • ‘Mãe, o que é isto?’: Para os mais novos, é importante ter os pais ao lado no momento da leitura. Enquanto os adultos lêem a história em voz alta devem apontar com o dedo cada palavra. Assim os mais pequenos começam a associar o som à palavra, enquanto tiram dúvidas e aprendem. Resumindo: um momento feliz de partilha em família!

Conselhos dados, é altura de encontrar o livro ideal. Com base no programa LER+ Plano Nacional de Leitura, apresentamos uma sugestão para cada ano letivo, que pode encontrar na loja Bertrand do seu Centro.

 

O livro está escolhido? Conte-nos qual é! Queremos saber tudo.

Categorias
Cultura Família
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço