Como escolher o melhor calçado para diferentes tipos de caminhada?

Diga-nos onde caminha, dir-lhe-emos que calçado precisa.

Sabemos que praticar exercício físico é crucial para manter um estilo de vida saudável, mas nem todos nos adaptamos ao mesmo tipo de desporto. Há quem goste mais de ir ao ginásio, outros que preferem modalidades coletivas e há também (e cada vez mais) adeptos da prática do desporto individual, como a corrida ou a caminhada. O que todas estas atividades têm em comum? A necessidade de um calçado adequado, para que a sua prática seja benéfica e confortável.

 

Terrenos montanhosos e irregulares

 

 

Esse tipo de terreno força o corpo a constantemente reagir às mudanças debaixo dos pés e os músculos trabalham de forma diferente a cada passo. Neste caso, deverá procurar por sapatilhas de de trilho que ofereçam boa aderência, conforto, equilíbrio e estabilidade. Deverá optar por uma espessura intermédia da entressola, para que possa caminhar a uma boa velocidade sem gastar demasiada energia quilómetro após quilómetro e, reduzir o risco de lesões, principalmente nas subidas.

O modelo GEL-SONOMA™ da Asics pode ser uma boa opção, uma vez que são bastante leves e têm tecnologia específica que mantém o pé estável e apoiado. Com a mais-valia de ter um preço baixo, esta hipótese é perfeita para corridas de trilho, leves caminhadas e outras aventuras no exterior.

 

Cidade

 

 

O calçado de caminhada na cidade é semelhante ao utilizado para trilhos, no entanto, existem algumas diferenças chave entre as duas: o nível de aquecimento que proporcionam, a respirabilidade e a tração. Deve optar por umas sapatilhas que apoiem o teu pé sem serem demasiado restritivas e que absorvam o choque sem darem a sensação de serem demasiado pesadas e quentes.

O modelo Air Zoom Structure da Nike, disponível para homem e mulher, tem amortecimento reativo e uma parte superior arejada, sendo assim uma excelente opção para caminhadas ou corridas na cidade.

 

Neve

 

Quando caminhamos na neve, a escolha do calçado certo é fundamental. Neste caso, deverá procurar por umas botas que cumpram os seguintes requisitos:

Revestimento interno. Quando falamos de neve, presume-se que o ambiente é bastante frio. É, por isso, essencial que o calçado conte com algum tipo de revestimento interno que possa manter os pés aquecidos mas não demasiado quentes, para evitar a transpiração.

Impermeabilidade. A neve nada mais é do que uma forma de solidificação da água o que significa que, quando ela derrete, deixará a superfície molhada. Assim, é essencial garantir que o calçado é impermeável.

Tração da sola. O tamanho dos anti-deslizes e a composição da sola são os critérios mais importantes na escolha deste tipo de calçado. Uma sola lisa num caminho coberto de gelo ou com neve dura pode ser bastante perigoso. Caso as solas sejam demasiado lisas, pode equipá-las com os anti-deslizes que serão colocados no calçado à semelhança das correntes de neve nos pneus!

Todas estas características podem parecer complexas no momento de escolher o calçado ideal, mas há uma marca bem conhecida de todos, que reúne todos os requisitos – a Timberland. Por serem à prova de água, termicamente isoladas, respiráveis, terem uma boa aderência e conforto, as botas da Timberland são perfeitas em condições de neve. Dão uma boa aderência em camadas grossas de neve e tração em neve parcialmente derretida e gelo, mantendo simultaneamente os pés quentes e secos.

 

Agora que sabe como escolher o calçado ideal para as suas caminhadas, #ExperimenteMais aventuras!