Crianças: sugestões para uma rotina saudável
Segurança, organização, produtividade e bem-estar. Estes são apenas alguns dos muitos benefícios em termos uma rotina diária. Mas não é apenas para nós, adultos, que ela é imprescindível. Também as crianças precisam de horários e atividades fixas que ajudem a organizar o dia.
Sabemos que cada família é diferente e que deve gerir os horários e tarefas dos mais novos com as responsabilidades dos adultos como o teletrabalho ou as tarefas domésticas. Contudo, deixamos algumas dicas, separadas pelo tempo, para criar uma rotina saudável, divertida e ajustada a estes tempos que vivemos.
De manhã – 8h às 13h
Durante a maior parte do tempo escolar, os mais novos tinham tendência para dormir menos. Sem essa obrigação agora, permita que duram mais um pouco de forma a terem uma mente mais descansada e preparada para enfrentar o dia.
Quando acordarem, não salte a parte da higiene pessoal, como a lavagem dos dentes e um bom banho. Depois, está na hora de vestir roupa prática e confortável. Não vale ficar de pijama. Afinal, está a preparar-se para um dia novo como se fosse um dia normal de escola.
Prepare um pequeno-almoço saudável e rico em energia, porque depois é hora da telescola!
Para além das aulas decorrerem online com os professores, também está disponível o programa #EstudoemCasa na RTP que permite que os mais novos e adolescentes consigam ficar a par da matéria, em casa.
Antes da aula começar, verifique se as crianças têm tudo o que precisam para estarem focadas. Uma mesa organizada, um caderno para apontar a matéria e, caso hajam aulas diferentes a decorrer para uma das crianças, uns auscultadores para não desconcentrar. Quando a aula terminar, reserve o resto da manhã para mais atividades letivas como exercícios, uma composição sobre um tema à escolha, resumos da aula que acabou de assistir, entre outras.
Depois da aula, está na hora de almoço. Aproveite este tempo para falar sobre como correu a aula e o que as crianças aprenderam. Na hora de levantar a mesa e de limpar, inclua-os nessa tarefa de forma a criar responsabilidades nas tarefas domésticas.
De tarde: 14h às 19h
As tardes destinam-se a tudo o que possa ser criativo. Para além das brincadeiras que eles mais gostam de ter, desafie-os a fazerem exercício físico como a dança, por exemplo. Se for possível, aproveite os passeios higiénicos curtos recomendados pela Direção Geral da Saúde e faça com que os mais novos corram e recebam um pouco de vitamina D.
Estar em contacto com a família e amigos também faz parte do dia. Aproveite para fazer video chamadas e inclua os mais novos, para que possam continuar a manter os laços com quem mais gostam.
Como saltar refeições é errado, não se esqueça do lanche a meio da tarde! Se ainda precisar de sugestões para entreter os mais novos, então que tal fazer experiências científicas? A empresa The Inventors, que até então levava experiências educativas às escolas, criou agora uma plataforma digital para que os mais pequenos possam pôr as suas capacidades inventivas à prova sem sair de casa. Ler, desenhar, montar um puzzle ou jogar um jogo de tabuleiro podem ser algumas atividades para os mais novos!
De noite: 20h às 23h
Depois de um longo dia, chame os mais novos para a cozinha. Está na hora de prepararem, juntos, o jantar! Dê-lhes tarefas simples que, temos a certeza, vão adorar. Seja a esticar a massa, seja a fazer bolinhas de almôndegas ou a temperar, os mais novos gostam de ajudar os pais nestas tarefas e é um bom partido para perceberam os benefícios de uma alimentação variada e saudável.
Após o jantar, é tempo de família. Para relaxarem antes de dormirem, vejam um filme ou leiam um livro. Depois é hora de irem para a cama com os seus pijamas favoritos e descansarem. Afinal, amanhã é um novo dia.