Doe sangue e salve vidas!

Aponte na sua agenda: 20 de julho, entre as 14h30 e as 19h30, venha ao nosso Centro para doar sangue e ajudar a salvar vidas.

O verão é sinónimo de férias, dias mais longos, petiscos e tardes bem passadas entre família e amigos. Mas é também uma das épocas mais exigentes em termos de necessidade de sangue, que obriga a um maior stock de reservas nos hospitais, até porque, por norma, há uma quebra em termos das dádivas. Segundo o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), em 2017 registaram-se 324 mil dádivas, menos 10 mil que em 2016, um valor que torna óbvia a necessidade de doar sangue.

Mais, aquando do Dia Mundial do Dador de Sangue, assinalado a 14 de junho, o presidente do IPST, João Paulo Almeida e Sousa anunciou que “Portugal vai este ano aproveitar pela primeira vez o plasma das dádivas para medicamentos”, o que traz uma dupla função ao sangue doado no nosso país.

E é justamente por isto que o nosso Centro se junta à Associação de Dadores de Sangue de Meadela e ao IPST em mais uma campanha de recolha de sangue e de registo para medula óssea, com o mote “O seu sangue é do tipo salva vidas?”.

Assim, no dia 20 de julho, das 14h30 às 19h30, preparámos uma loja no corredor de telecomunicações, Piso 1, entre as lojas Meo e Fotosport, onde os visitantes podem confortavelmente doar o seu sangue e ajudar o próximo. E esta iniciativa repete-se a 4 de setembro, por isso aponte já na sua agenda.

E se ainda tem dúvidas (ou até medo) em relação a participar nesta campanha, sabia que quando ajuda alguém está a promover a sua própria felicidade? Pelo menos, é o que a ciência tem insistido em demonstrar: quando se ajuda alguém, o nosso nível de satisfação e a nossa sensação de competência aumentam, bem como o nosso humor, ao mesmo tempo que há uma redução do nosso stressAgora, imagine se o seu sangue for do tipo salva vidas!

Tudo o que precisa num único espaço