Era uma vez Viana do Castelo… a cidade que pulsou arte e tradição

Como todas as histórias de amor, que começam com um “era uma vez” e acabam com “foram felizes para sempre”, a cidade de Viana do Castelo escreveu páginas de arte e tradição, numa envolvência definida por mais uma edição do evento “Pulsar Viana”, do Estação Viana Shopping.

Foi no dia 28 de julho, com a inauguração da exposição Coleções Secretas da Região, da curadora Iva Viana, que esta edição do Pulsar Viana deu os primeiros passos. Mais uma vez, a iniciativa organizada pelo nosso Centro quis celebrar a cidade de Viana do Castelo e a região, através das suas artes e tradições.

O programa, diversificado e abrangente, dividia-se em duas partes, sendo a primeira da responsabilidade da artista Iva Viana, que foi buscar inspiração a três dos mais acarinhados museus da nossa cidade: Casa dos Nichos – Núcleo Arqueológico, Museu do Traje e Museu de Artes Decorativas.

Foram estes que serviram de ponto de partida para a criação da obra Jardim de Gesso. “Sempre dei muita importância em pôr a mão na massa, quero que tudo seja intimista e manual do início ao fim”, disse-nos a artista, durante uma visita ao seu ateliê onde fez nascer a Flor de Lótus que viria a estar exposta no nosso Centro.

A segunda parte deste Pulsar Viana teve na artista Dina Maciel a sua curadora. Desta feita, foi o Navio-Hospital Gil Eannes, o Museu do Brinquedo Português e o Museu de Olaria que serviram de inspiração para a artista que, a partir daqui, compôs uma série de trabalhos que celebraram o seu traço característico e intensidade de cores. “Não tenho regras. Desenho e pinto até haver um equilíbrio na tela. Até me identificar com o que vejo”, afirmou Dina Maciel à data da inauguração da sua exposição.

Mas o Pulsar Viana não celebrou apenas as artes plásticas. Ciclo de Cinema Documental reuniu vários testemunhos de artes tradicionais de Viana do Castelo, e permitiu a todos os que assistiram que degustassem a Cerveja Artesanal Letra, uma cerveja feita de sabores intensos, de A a F, e que é, também ela, uma criação da nossa região.

 

Já os mais pequenos participaram em força no Pulsar Viana Kids, que juntou mais de 287 mini talentos que, numa tela em cortiça, criaram verdadeiras obras de arte sobre o que mais gostavam da cidade de Viana do Castelo.

Esta história continua a ser escrita – e a marcar Viana do Castelo e o Estação Viana Shopping – até dia 6 de novembro, portanto ainda contamos com a sua visita. Obrigado por estar desse lado.

Tudo o que precisa num único espaço