“Fátima” chega às salas de cinema

No ano em que se comemora o centenário das aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos e a menos de um mês da visita do Papa Francisco, chega às salas de cinema “Fátima”, de João Canijo. Uma viagem de 11 mulheres rumo à fé.

Onze mulheres partem de Vinhais, em Trás-dos-Montes, rumo a Fátima. Percorrem a pé 400 quilómetros, quase meio país, durante nove dias. Uma viagem movida pela fé, que presta homenagem ao esforço e à dedicação dos peregrinos, e que chega às salas portuguesas no dia 27 de abril, no filme “Fátima”, realizado por João Canijo.
Rita Blanco, Ana Bustorff, Márcia Breia, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Sara Norte, Alexandra Rosa, Teresa Madruga, Íris Macedo, Teresa Tavares e Vera Barreto são as 11 atrizes que compõem o grupo de protagonistas do mais recente filme do realizador português.

Uma vez mais, João Canijo, responsável por filmes como “Ganhar a Vida” (2001), “Noite Escura” (2004), “Mal Nascida” (2008), “Sangue do Meu Sangue” (2011) ou “É o Amor” (2013), volta a juntar na grande tela atrizes profissionais com homens e mulheres normais – neste caso, habitantes das regiões por onde o filme foi filmado.
Foi a necessidade de entender o que leva as pessoas a abraçar esforços que obrigam a ultrapassar os limites da resistência que levou o ateu João Canijo a realizar este filme – inicialmente apresentado sobre o nome “Caminhos da Alma” e depois “Amen“.

Mas o realizador quis também regressar ao Portugal profundo, que já filmou inúmeras vezes, no seu eterno fascínio pela verdade.

Tudo o que precisa num único espaço