O Campeonato de Canoagem passa pelo nosso Centro

Fernando Pimenta é o embaixador do evento “Federação Portuguesa de Canoagem Roadshow” que acontece a 24 e 25 de março no nosso Centro, no piso 1, Praça Central. Uma oportunidade única para ganhar bilhetes para assistir ao grande campeonato.

Pouco passava das 10h30 da manhã quando Fernando Pimenta, campeão do mundo de canoagem em K1 5 mil metros, começou a aquecer, juntamente com a sua equipa, na Barragem da Aguieira, em Viseu.

Imune ao frio, que nunca lhe toldou a boa disposição ou a concentração, o atleta olímpico ergue a canoa com as cores da bandeira nacional e o seu nome, carrega-a no ombro, desce em direção ao rio – é o primeiro a entrar na água – e começa mais um dia de treinos. O objetivo final? O Campeonato do Mundo de Velocidade de Canoagem em Montemor-o-Velho, de 22 a 26 de agosto.

Acompanhado por atletas de várias nacionalidades que treinam no mesmo local, Fernando Pimenta esteve dentro de água quase duas horas. “Correu muito bem. Foi um treino exigente e trabalhoso. Agora é continuar”, afirmou  após ter pousado a canoa. Mas este é apenas um dos três a quatro treinos diários que faz – apenas as quartas e os domingos permitem algum descanso.

É esta a rotina e exigência que já levou o desportista natural de Ponte de Lima a conquistar 70 medalhas internacionais. Mas, como em qualquer outra carreira de desportista, há momentos altos e baixos: “Sem dúvida que o momento mais feliz da minha carreira foi a minha primeira medalha de ouro com apenas 15 anos, em 2005, em K4. O menos positivo foi em 2016, na final olímpica de k1 mil metros onde fui afastado da competição por fatores que nada tinham a ver comigo”.

Fernando Pimenta já correu o mundo com a sua canoa, em competições dos mais variados níveis. Ainda assim, nada se compara à felicidade de competir em solo português. “Os campeonatos integram cada vez mais atletas talentosos. Mas poder competir perante amigos, família e pessoas que gostam de mim, torna qualquer campeonato mais especial. Vou tentar ter o melhor desempenho e passar a melhor imagem de Portugal”.

Em jeito de antecipação, o roadshow da Federação Portuguesa de Canoagem, acontece a 24 e 25 de março no nosso Estação Viana Shopping, no piso 1, na Praça Central. Este evento pretende promover e divulgar a modalidade e desafiar os portugueses a assistirem à competição em agosto, em Montemor-o-Velho.

Assim, durante estes dois dias será possível testar simuladores de canoagem e participar no jogo Games of Canoe, inspirado na série “Guerra dos Tronos”.

Visite o nosso Centro, participe e tire selfies com a mascote Pimentinha. Esperamos por si!

Tudo o que precisa num único espaço