Festas D’Agonia 2022: Entrevista com a Mordoma Maria Lima

As Festas em honra da Nossa Senhora d’Agonia são o expoente máximo das tradições, dos usos e costumes de Viana do Castelo. Depois de dois anos de saudade, a romaria regressou para encher as ruas de emoção!

A Mordoma Maria Lima, bordadeira de 25 anos, contou-nos, numa breve entrevista, o orgulho que sente pela cidade e pelas suas tradições.

“Lembro-me de ser pequena porque eu participo nas Festas D’Agonia desde criança, de descer a avenida à noite e a iluminação ser imponente, a avenida ser enorme e descê-la era um dos momentos mais importantes da Romaria quando eu era mais pequena.” recorda Maria Lima.

Apaixonada, desde pequena, por Viana e pela Romaria, contou-nos que o sonho de ser mordoma sempre existiu. “Qualquer rapariga que já tenha participado nas Festas D’Agonia algum dia já se imaginou no cartaz e, nos últimos, a minha vontade de ser cartaz aumentou. Ser a mordoma das festas na altura em que tudo regressa ao normal acaba por tornar este sonho ainda mais especial, sem dúvida.”

Maria Lima sabe que não vai desfilar um traje qualquer. Este ano, enverga um traje verde idêntico ao que usaram as raparigas das terras de Geraz, em 1852, para homenagear a rainha D. Maria II. E que contraria a ideia de que o fato de lavradeira de Viana é única e exclusivamente vermelho.

“O traje, o folclore sempre foram importantes na minha família, desde a minha avó, a minha tia-avó, da minha mãe, do meu pai… Sempre me trajei desde pequenina e então o traje de Geraz é ainda mais especial porque foi o primeiro traje que eu enverguei e que foi oferecido pela minha tia-avó. É o traje da minha terra que foi durante muito tempo esquecido em Viana, só ouve um cartaz em 1967.” conta.

Deu rosto ao cartaz da festa e está no centro das atenções ao desfilar nos vários eventos, mas quando questionada sobre qual os momentos mais especiais da Romaria, não surgem dúvidas. “Tenho dois momentos e que são os mais especiais para mim que é o Desfile da Mordomia e a Procissão ao Mar, um dos momentos mais importantes da nossa festa.”, afirmou.

 

Quem gosta vem, quem ama fica. Viana fica no coração! 

 

Tudo o que precisa num único espaço