Vamos falar de capoeira?

No dia 27 de outubro, a segunda edição do Festival Internacional de Capoeira passa pela Praça Central do nosso Centro, para exibir esta arte brasileira que mistura desporto com musicalidade. Vão ser três dias de festival com várias atividades, desde demonstrações fisícas a cerimónias de graduação. Venha daí!

Misture arte marcial, com desporto, cultura popular e música! Sabe qual é o resultado? A capoeira, claro. Desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos, esta expressão cultural é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos e distingue-se das outras artes marciais devido à sua musicalidade.

Nunca viu nenhuma demonstração ao vivo? Saiba desde já que pode fazê-lo, no nosso Centro, claro. No dia 27 de outubro, recebemos a segunda edição do Festival Internacional de Capoeira que decorre na nossa cidade de 26 a 28 de outubro. Sabia que esta atividade tem bastantes benefícios físicos e psicológicos? Melhora a coordenação motora, a flexibilidade e o equilíbrio. Estimula o sistema cardiovascular. Desenvolve capacidades rítmicas. Promove a importância do respeito pelo outro. Reduz o stress e a ansiedade e aumenta a confiança e a auto-estima.

Em Viana do Castelo, esta arte, que recebeu em novembro de 2014 o título de Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, é representada pelo Centro Cultural Capoeira Batuqueiro. O grupo foi fundado em 2012 pelo Mestre Marcha Lenta e já é representado em quatro países: Portugal, Brasil, Espanha e Alemanha. Na nossa cidade, o responsável pelo grupo é Bruno Cerqueira  (Scooby-Doo) que atingiu o nível de Graduado a 30 de junho de 2012.  E é ele que nos traz, às 17h, na nossa Praça Central, uma demonstração muito especial. A cerimónia de graduação dos alunos, ou o chamado batizado que Bruno Cerqueira define como “a realização de uma roda de capoeira solene e festiva, onde os novos alunos recebem a sua primeira graduação e os alunos mais antigos podem transitar para graduações superiores”.

Mas não é tudo! Além deste batizado, pode ainda assistir a outras atividades, como demonstrações, treinos intensivos e representações artísticas. E se for praticante, pode trocar conhecimentos e desenvolver técnicas com outros praticantes da modalidade.

Pode assistir gratuitamente ao festival no nosso Centro, mas se quiser participar nas atividades dos três dias, o custo são 35€.

Não perca esta oportunidade de unir a família e ver a arte de capoeira ao vivo. O nosso Centro conta consigo! 
Saiba todos os detalhes aqui:
CARTAZ_2FestivalV3_cores

Tudo o que precisa num único espaço