A igualdade de género importa a todos

Ilustradores nacionais e internacionais juntam-se, pelo quarto ano consecutivo, para trazer a Viana do Castelo uma exposição dedicada a esta expressão artística e também à fotografia. Este ano o tema comum devia interessar-nos a todos: igualdade de género.

Organizada pela ArtMatriz – Associação Cultural e Artística, a MostrART é uma exposição de ilustração e fotografia que tem vindo a ganhar cada vez mais protagonismo no panorama cultural de Viana do Castelo, sendo já um ponto alto no que diz respeito à divulgação artística contemporânea, e contando com a participação de artistas vindos dos quatro cantos do mundo, numa demonstração coletiva de qualidade, diferentes estilos e identidades. 

Todos os anos, esta iniciativa tem como base um tema comum, sempre atual, procurando promover a reflexão e alertar e mudar mentalidades. Assim, a temática em foco este ano é a Igualdade de Género, que de resto tem marcado a agenda internacional, sobretudo nos últimos anos, com as Nações Unidas a assumirem esta causa através do projeto HeForShe, mas não só. A discussão em torno da igualdade de género tem sido transversal e assumida por governos, mas também por entidade de cariz social, e até tem estado em destaque em áreas mais ligadas ao entretenimento, como o cinema – em que, nos últimos meses, foram vários os atores que denunciaram profundos desequilíbrios salariais entre homens e mulheres.

Foi com isto em mente, que a MostrArt também abraçou este tema da Igualdade de Género como ponto de partida para os 30 trabalhos que pode ver na galeria efémera instalada no piso 1 do nosso Centro, de 1 de agosto até 2 setembro. A entrada é livre e nós contamos consigo! Porque a igualdade de género deve ser uma preocupação de todos.

 

esv_mostrart_no-text-destaque-2-729x382

Tudo o que precisa num único espaço