João Cristino: “Viana é o meu mundo à escala reduzida”

João Cristino é o arquiteto e artista que faz parte da peça Amor Minhoto. Conheça-o aqui!

Nascido e criado na nossa cidade, João Cristino estudou sete anos na Universidade do Minho, onde tirou o curso de arquitetura. E como “o bom filho à casa torna”, regressou a Viana do Castelo para exercer a profissão.

Pelo caminho, tornou-se dirigente de uma associação social, cultural e artística, um dos organizadores do festival Urbana, que integrava o evento Lapidaris, a maior exposição de arte urbana realizada em Viana. Também apaixonado pelo graffiti, João Cristino é parte integrante da mais importante crew de vianense.

Através de spray e marcadores, deixou também a sua marca no Amor Minhoto.

“Inspirei-me em tudo. A minha intenção é que a linguagem seja a preto e branco, impactante e abstrata. Ou seja, algo que consiga provocar as pessoas. Quero que se questionem.”

E quando pensa no futuro do casal que vive na peça, João Cristino não hesita:

“Bem… isso não posso deixar de fugir ao slogan da nossa cidade: quem gosta vem, quem ama fica. E antes disso, utilizava-se muito e ainda hoje se utiliza a expressão “Viana é amor”. Por isso, este casal só tem um destino à frente: se ficarem em Viana, vão ficar juntos e felizes.”

Veja aqui a entrevista ao artista:

A peça Amor Minhoto estará patente na entrada sul do Estação Viana Shopping, junto à Estação de Caminhos de Ferro, até dia 15 de outubro. Saiba mais sobre o evento, aqui. 

Tudo o que precisa num único espaço