Mala de maternidade: o que levar
A partir das 34 semanas, mais coisa menos coisa, devemos estar mais ou menos preparados para receber os nossos bebés – esperando que eles se mantenham no quentinho durante pelo menos mais um mês, claro! E se tudo o que o quarto do bebé envolve pode ser acabado pelo pai ou por outros membros da família, a mala da maternidade não pode esperar por ninguém.
Pensada para nos acompanhar durante os dias em que estamos na maternidade para receber os nossos pequeninos, a mala da maternidade deve conter tudo aquilo que vamos precisar – e um bocadinho daquilo que nem vamos chegar a usar, só por precaução! Hoje em dia, há maternidades que oferecem alguns produtos de higiene (e não só) a mães e bebés durante estes primeiros dias (principalmente nos hospitais privados) mas, nunca fiando, nada como ter tudo à mão!
Ainda não sabe o que levar na mala de maternidade? Siga a nossa lista.
Para a mãe:
É essencial fazer-se acompanhar de todos os documentos necessários na maternidade. Deixe prontos o cartão de cidadão, o boletim de saúde da grávida, todos os exames e análises da gravidez e, caso vá para um hospital privado através de uma seguradora, leve o cartão do seguro.
– Camisas de noite com abertura à frente;
– Roupão;
– Chinelos de quarto e de banho;
– Roupa interior de algodão ou cuecas descartáveis;
– Pensos higiénicos grandes com abas;
– Cinta pós-parto;
– Soutiens de amamentação;
– Discos e creme para mamilos;
– Produtos de higiene habituais;
– Creme gordo;
– Secador de cabelo, caso queira usar;
– Saco para roupa suja;
– Roupa e calçado confortável para o dia em que regressa a casa.
Para o bebé:
O bebé deverá ter três mudas de roupa completas para cada dia. No caso de parto normal, é comum ficar dois dias no hospital; se for cesariana, deverão ser três dias. Ainda assim, na dúvida, é sempre melhor levar coisas a mais do que a menos.
– Mudas completas: bodies de manga comprida, babygrows; casaquinhos, meias e gorro;
Toalha de banho;
Manta;Fraldas de pano;
– Fraldas descartáveis em tamanho de recém-nascido;
– Tesoura de pontas redondas;
Ovo compatível com a cadeirinha do carro.