Mickey Mouse: 90 anos de história

O Mickey Mouse está a comemorar o seu 90º aniversário. Para que acerte em cheio no dress code, selecionámos algumas peças fundamentais para arrasar na festa.

Estamos em 1928 – a preto e branco – num barco a vapor: Steamboat Willie. É Mickey Mouse quem está ao leme e, como um verdadeiro apaixonado pela música, começa a criar uma verdadeira sinfonia no barco. É também neste barco que aparece Minnie: a namorada do rato que viria a ser o mais famoso do planeta.

Desenhado pelo animador e cartoonista Ub Iwerks e com a voz do próprio Walt Disney, o Mickey Mouse tornou-se o símbolo da Walt Disney Company desde o ano em que nasceu. E, após a curta “Steamboat Willie”, a personagem foi-se moldando até chegar ao rato que conhecemos hoje.

Começou por se chamar Mortimer. Mas Lillian, esposa de Walt Disney, sugeriu ao criador que alterasse o nome, por ser demasiado formal. Mas esta não foi a única mudança. Mickey Mouse começou por ser uma personagem que bebia, fumava e chegava a ter um temperamento difícil. Em 1930, poliram-no, tornaram-no “politicamente correto” para que passasse uma boa imagem para o público.

Conseguiram. Desde então que Mickey Mouse conquistou várias gerações e, até, novos amigos como Pateta, Pluto, Pato Donald e Daisy. Aos 50 anos de idade, foi o primeiro desenho animado a receber uma estrela com o seu nome na Hollywood Walk of Fame.

Muitos anos passaram e hoje, já com 90 anos, Mickey continua a fazer parte da vida de todos nós: dos mais novos aos graúdos. Para celebrar esta data vestidos a rigor, deixamos várias sugestões para todas as idades. Ora espreite:

Tudo o que precisa num único espaço