Pulsar Viana: uma exposição que conta a história da nossa Senhora d’Agonia

O Estação Viana Shopping recebe uma exposição muito especial que homenageia a devoção à Nossa Senhora d’Agonia.

Foi em 1751 que a imagem da Senhora d’Agonia entrou na Capela do Bom Jesus, e, após 32 anos, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu todos os direitos para que a 20 de agosto, se pudesse celebrar esta aparição na Capela. Data que Viana do Castelo elegeu como feriado municipal e que, desde 1861, deixou de ser apenas uma celebração religiosa, para também prestar homenagem à cultura da nossa cidade.

Com a pandemia que estamos a viver, a romaria tal como a conhecemos será diferente. Mas nem por isso deixará de ser celebrada. Por ser uma das festas mais importantes do país, o nosso Centro irá homenagear a devoção à Nossa Senhora d’Agonia de uma forma única e especial, tal como a nossa cidade merece.

Por isso, temos todo o prazer em convidá-lo a vir apreciar uma mostra de cerca de 30 imagens, com dimensão 3×2 metros, que retratam sentimentos como a fé, a devoção, o carinho e a dedicação à Nossa Senhora D’Agonia, captados pela lente de Rui Carvalho. “Mater” é o nome da nossa exposição e fará parte do evento Pulsar Viana.

O nome desta exposição de Rui Carvalho, significa “mãe” e  leva-nos para o sentimento de “mãe que cuida”. Nenhuma outra expressão faria jus à Nossa Senhora d’Agonia. Assim, esta é uma homenagem e reconhecimento do designer e fotógrafo vianense aqueles a quem devemos a preservação desta tradição, geração após geração.

Para quem não conhece o vianense Rui Carvalho, este é fotógrafo há 25 anos. Um talento que veio de gerações anteriores através do seu avô – e depois o seu pai – que via na fotografia mais do que uma profissão, uma enorme paixão que se prolongou pela família. Antes de seguir as pegadas do avô, Rui Carvalho licenciou-se em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e, então, em 1993 iniciou uma colaboração ininterrupta com a Comissão de Festas da Senhora d’ Agonia, em várias áreas de conceção, design, imagem e comunicação. É também responsável, desde 2015, pelo registo fotográfico da Romaria d’Agonia para a Comissão de Festas.

É precisamente esse trabalho, focado nos sentimentos devotos à Nossa Senhora D’Agonia, que poderá apreciar de perto na exposição que ganha vida no Estação Viana, de 1 a 31 de agosto, na nossa Praça Central, Piso 1 e 2.

Assista à inauguração, que decorreu no dia 1 de Agosto. Todo o evento conta com o apoio da VianaFestas e Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Tudo o que precisa num único espaço