Pulsar Viana: uma primeira edição inesquecível

A primeira edição do Pulsar Viana, no Estação Viana Shopping foi inesquecível. Recorde neste artigo!

Durante quatro meses, a cultura do Minho foi promovida através da nossa iniciativa “Pulsar Viana”. De 8 de julho a 29 de outubro de 2016, o Estação Viana Shopping deu inicio ao evento do qual fizeram parte ações tão distintas como exposições de arte e de trabalhos de artistas locais, workshops de tradições locais e ainda atividades alusivas à saúde e bem-estar. Recordamos-lhe quais.

 

“Alma Vianense” de Tiago Arieira

O que é que uma instalação com 25 metros de comprimento e 3 metros de altura nos pode contar? O amor de Viana, segundo os olhos do artista Tiago Arieira. Este mesmo criou duas estruturas, ligadas entre si, onde pudemos apreciar mais de 100 interpretações – de várias pessoas da nossa região – dos Corações Vianenses. Estes eram ativados mediante a passagem de pessoas, libertando batimentos cardíacos, reinterpretados através de Bombos de Viana.

 

Exposição Bordados do Minho

Se é fã dos lenços dos namorados, então deve ter gostado desta exposição que reuniu vários de todos os concelhos Minho: Viana do Castelo, Braga, Barcelos, Vila Verde, Amares e Guimarães.

 

Exposição “Ruralidades” de Luís Borges

Esta exposição foi uma viagem fotográfica pelo mundo das serras (Amarela, Soajo, Peneda) do planalto (Castro Laboreiro). O próprio autor, Luís Borges, afirmou: “conta a história de milhares, sim, milhares de quilómetros calcorreados desde 2007, incontáveis horas e intermináveis conversas com os que povoam a serra e mantém tradições, a sede de eternizar um tempo cada vez menos contemporâneo, uma incurável obsessão em mostrar outro mundo, outro universo, outro modo de olhar. ”

 

Exposição “Tributo à Faina Maio” de Dina Maciel Costa

O encanto das festas D’Agonia esteve bem representado na exposição da artista Dina Maciel Costa. Mas não foi apenas essa tradição que esteve representada. Através do seu trabalho, pudemos ver os trajes vianenses, a filigrana e até as viagens dos pescadores da Faina maior.

 

Exposição “Vidas do Norte” de Eduarda Novo

“Vidas do Norte” foi uma exposição muito especial da autoria de Eduarda Novo, natural da nossa cidade. Desde sempre se interessou por desenho e pintura, o que a levou a licenciar-se em Artes Plásticas, no ramo de Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

 

Exposição Serena Barbieri e Luísa Lopes Manso

O que é nosso tem outro encanto, não concorda? Talvez por isso tenhamos gostado tanto de ver a exposição de produtos portugueses produzidos localmente em espaços rurais, começando pela área dos têxteis, e outros crafts. O objetivo da exposição de Serena Barbieri e Luísa Lopes Manso foi sensibilizar as pessoas e as instituições para a salvaguarda da  tecelagem tradicional da área da Serra d’Arga, do entorno social e folclorista , assim como, a importância da figura da mulher neste tipo de comunidade.

 

Concerto Contraponto

Participaram no Got Talent Portugal e já lançaram o seu primeiro álbum de músicas à cappella. Falamos-lhe do grupo “Os Contraponto” que atuaram no nosso Centro a 17 de setembro! Foi possível ouvir vários estilos de música, desde jazz ao pop. O que mais gostaram?

 

Dia Mundial da Música

Foi precisamente no dia 1 de outubro que a Escola Profissional de Música de Viana do Castelo encheu o Estação Viana Shopping de ritmo. Recorda-se do flashmob? 

 

Tudo o que precisa num único espaço