Pulsar Viana: uma viagem ilustrada ao passado

Pulsar Viana é o evento do nosso Centro que, todos os anos, o leva a viajar pelo melhor do minho nos três tempos possíveis: passado, presente e futuro. Nesta edição de 2018, começamos por levá-lo ao passado.

“Os Usos e Costumes de Viana Através do Postal Ilustrado” é o tema da primeira exposição do Pulsar Viana 2018. Na mostra do piso 1 do nosso Centro, poderá encontrar os postais antigos de Viana de Castelo que, no fundo, convidam a uma viagem à história daquele que é um dos trajes mais emblemáticos do país

Mas, afinal, de onde surgiram estes postais?

Estima-se que o postal ilustrado tenha surgido no século XIX,  num tempo em que este simples objeto era uma manifestação de sentimentos e portador de belas imagens onde figurava o que de mais importante cada país ou região tinha.

Em Viana do Castelo, individualmente ou em parceria, foram várias as casas que fizeram questão de, com muita ou pouca regularidade, editar séries de postais explorando as mais diversas temáticas.  Entre as mais famosas casas, destaca-se a Couto Viana, que produziu mais de 20 edições, quase sempre com aspetos variados ou imagens individuais. Segue-se a Casa Bernardo Dias, apostando especialmente nas edições tipo fotografia e a Casa Aires, uma das que mais perdurou na cidade.

Pela sua beleza e pormenores especiais colocados em cada um, os postais de Viana do Castelo foram sempre muito disputados e, de início, quase inacessíveis a nível financeiro. Daí, reunir uma coleção praticamente completa ser hoje um trabalho tão árduo.

Trabalho esse no qual Gonçalo Fagundes Meira decidiu investir o seu tempo e dedicação e que hoje se encontra exposto no nosso Centro e que aqui permanecerá até 25 de maio.

Visite-nos, porque as surpresas não vão ficar por aqui!

 

Tudo o que precisa num único espaço