Festas d’Agonia 2021: dê as boas-vindas à maior romaria do país

Até 22 de agosto, Viana do Castelo veste-se a rigor para receber a Romaria de Nossa Senhora D’Agonia, a maior do país. Venha connosco nesta viagem através do tempo e fique a conhecer a história desta festa.

“Se o meu sangue não me engana
como engana a fantasia
havemos de ir a Viana
ó meu amor de algum dia!”

A cidade que Amália Rodrigues imortalizou neste fado, a cidade do amor, é também aquela que acolhe a maior e mais importante romaria de Portugal: a de Nossa Senhora D’Agonia. Até 22 de agosto, Viana enche-se de vida e vianenses e forasteiros juntam-se para celebrar a santa padroeira do município.

O Desfile da Mordomia acontece já no dia 19 de agosto, em formato vídeo e online, às 16h. Meia hora depois acontece a apresentação do livro “A Mordomia” de Hermenegildo Viana e às 22h sobem ao palco no Centro Cultural de Viana do Castelo e com transmissão em direto nas redes sociais, os Sons do Minho.

Entre os momentos mais importantes da romaria estão também a Procissão ao Mar e a Revista aos Gigantones & Cabeçudos, figuras tão típicas da cidade. Esta festa não seria a mesma sem os famosos Tapetes da Ribeira. 

Todo o programa da festa, pode ser consultado aqui.

A História da Romaria de Nossa Senhora D’Agonia

Para chegarmos à origem da romaria, precisamos de recuar alguns séculos na história. Em 1674 foi construída no antigo morro da forca (local onde terminava a Via Sacra que partia do Convento Franciscano de St. António) a Capela do Bom Jesus do Santo Sepulcro, também conhecida como o Bom Jesus da Via Sacra. Mas foi só em 1751 que começou a devoção à Senhora d’Agonia, com a introdução da sua imagem na capela. Alguns anos mais tarde, em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos permitiu que todos os anos se celebrasse nessa capela, no dia 20 de agosto, uma missa solene. Em 1861 a romaria cresce e passa a festa religiosa e, um ano mais tarde, a popularidade é tanta que se calcula que mais de 50.000 pessoas assistam ao fogo-de-artifício. Em 1906 nasce a Festa do Traje e em 1908 a Primeira Parada Agrícola. E é assim que a festa sai do Campo d’Agonia e invade a cidade, tornando-se na romaria das romarias de Portugal.

Este é, sem dúvida, o momento alto do ano em Viana do Castelo e, como não podia deixar de ser, o Estação Viana Shopping associa-se a este evento tão importante para as gentes da cidade. Se tem por hábito participar na romaria todos os anos ou, por outro lado, se nunca veio a esta festa e a quer ficar a conhecer, dê um saltinho até à bela cidade de Viana e, passe pelo nosso Centro, onde pode relaxar, comer uma deliciosa refeição num dos nossos 17 restaurantes e fazer algumas compras nas mais de 70 lojas disponíveis enquanto recupera de toda a agitação que enche o município por estes dias. Contamos consigo? Entretanto, recorde alguns dos momentos de romarias de outros anos na nossa galeria de fotos.

Categorias
Eventos
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço