Viana Florida: o evento que enche de flores o nosso Centro

A primavera é o resultado do sol, das flores e da alegria que nos transmite. O mês de maio é o mês do coração, mas também é o mês em que as flores são o cartão de visita da nossa cidade. E do nosso Centro!

Viana Florida é o nome do evento que tem como objetivo celebrar e promover as flores, os jardins e os espaços verdes únicos e exclusivos da nossa cidade. Assim, a produção, o comércio local, as tradições e festividades associadas às flores, ganham um maior relevo num evento que ilumina a cidade de Viana do Castelo.

E do Centro da cidade para o nosso Centro, as flores não acabam. Assim, logo na entrada sul consegue apreciar o Arco Florido de Vila Mou. Habituados a ver estes arcos nas romarias e festas locais, foi a partir de 1925 que, em Vila Mou, renasceu a arte do arco monumental florido pelas mãos de Manuel Pedreira.

Com uma altura superior a três metros e um peso de 40 quilos, esta é uma obra prima que espalha o aroma de flores frescas pelo nosso Centro.

flores-10

No piso 2 viajamos para a freguesia de Vila Franca, com o Cesto Florido. A conceção deste manteve-se igual ao longo dos tempos: empregam-se milhares de flores, caules e raízes de variadas plantas e roseiras recolhidas na semana anterior à festa, pela família e amigos da mordoma, que colaboram em todas as fases da sua construção.

flores-23

Por fim, no piso 1 o protagonista é o Andor Florido de Alvarães fruto de um ritual comum da Festa das Cruzes onde era tradição decorar as cruzes da Via Sacra com flores. A partir de 1947, em Alvarães, as decorações de flores ganharam um novo esplendor com a introdução de estruturas pesadíssimas de andores revoltas em autênticas cachoeiras de pétalas e folhas.

flores-17

Se quiser saber mais sobre esta e muitas outras tradições da nossa cidade, basta visitar o nosso Centro e ler os expositores informativos espalhados pelo mesmo até 31 de maio. Até lá conte-nos: do que mais gosta nesta festa?

Tudo o que precisa num único espaço