11 museus para conhecer a partir de casa

E se pudesse conhecer alguns dos mais famosos museus do mundo apenas com um clique? Agora é possível com as visitas virtuais gratuitas que muitos deles oferecem.

Deixamos-lhe aqui uma lista e só precisa de escolher os que mais lhe despertam a curiosidade.

 

The British Museum – Londres, Reino Unido

Fundado em 1753, o The British Museum foi o primeiro museu nacional público do mundo. Aqui pode encontrar uma das maiores e mais famosas coleções de antiguidades e descobrir dois milhões de anos de história e cultura da humanidade. A coleção do museu é composta por oito milhões de peças, que incluem, por exemplo, a Pedra de Roseta, a estátua de Parthenon e múmias egípcias.

 

Musei Vaticani – Cidade do Vaticano, Itália

Os Museus do Vaticano são dos mais importantes do mundo. São compostos por vários edifícios diferentes, interligados, e reúnem uma das coleções mais fantásticas e extensas do mundo, pertencente à Igreja Católica.

 

Louvre – Paris, França

Criado em 1793, o Museu do Louvre é um dos mais conhecidos mundialmente. É o maior museu de arte do mundo e as suas coleções abrangem vários milhares de anos e um território que vai da América até à Ásia. As coleções estão divididas em oito departamentos e incluem as famosas obras Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, e Vénus, de Milo.

 

Teatro-Museo Dalí – Figueres, Espanha

Dedicado a Salvador Dalí, este museu foi inaugurado em 1974 e situa-se na cidade natal do pintor: Figueres, em Espanha. O museu foi concebido e desenhado pelo próprio artista, com o objetivo de oferecer aos visitantes uma experiência real e atraí-los para o seu mundo único e cativante.

 

The National Gallery – Londres, Reino Unido

Foi fundada em 1824 e alberga uma das maiores coleções de pintura do mundo. A sua coleção é composta por mais de 2300 obras, incluindo The Arnolfini Portrait, de Van Eyck, The Rokeby Venus, de Velázquez, e Sunflowers, de Van Gogh.

 

National Museum of Natural History – Washington, EUA

Foi fundado em 1910, em Washington, e a sua coleção é composta por mais de 145 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, rochas, meteoritos e objetos culturais humanos.

 

Uffizi Gallery – Florença, Itália

Este é um dos mais famosos museus do mundo, pelas coleções de escultura e pintura que alberga. Na Uffizi Gallery pode encontrar obras de artistas como Giotto, Botticelli, Leonardo Da Vinci, Raffaello, Michelangelo e Caravaggio.

 

Museu Calouste Gulbenkian – Lisboa, Portugal

Aqui pode ficar a conhecer a coleção do filantropo e colecionador de arte Calouste Sarkis Gulbenkian. Nela estão incluídos objetos de vários períodos e áreas, como peças de arte egípcia, greco-romana, islâmica e do extremo oriente.

 

The State Hermitage Museum – São Petersburgo, Rússia

O Hermitage Museum é um dos maiores e mais prestigiados museus do mundo. A maior parte da sua coleção está alojada do Palácio de Inverno, que foi residência oficial dos czares Romanov. Com mais de 3 milhões de obras de arte, a sua coleção inclui pinturas, obras gráficas, esculturas, artefatos arqueológicos e objetos de numismática.

 

Rijksmuseum – Amsterdão, Holanda

Através de uma visita ao Rijksmuseum, em Amsterdão, faz-se uma viagem através da história da arte holandesa, desde a Idade Média até ao século XX.

 

The Solomon R. Guggenheim Museum – Nova Iorque, EUA

O Guggenheim Museum de Nova Iorque dedica-se à arte dos séculos XX e XXI. É ao mesmo tempo um centro cultural, uma instituição educacional e o coração de uma rede internacional de museus. A sua coleção online, com mais de 1700 obras de arte de mais de 625 artistas, inclui obras selecionadas da coleção permanente de Guggenheim.

Publicação
22 de Abril de 2021
Categorias
Eventos online
Partilhar