Tubábá Música em Família – Especial Carnaval

Tubábá – Música em Família é um projeto que pretende proporcionar momentos de fruição e de contemplação do belo através essencialmente da música mas de forma integrada com outras expressões artísticas.

Num ambiente musical rico, com repertório de qualidade, os pais/filhos terão oportunidade de ouvir/fazer música mas principalmente estar em família. A tuba acompanha toda a sessão, tocando obras de diferentes estilos musicais incluindo sempre a música clássica pela sua riqueza musical e sensibilidade estética. As famílias tocam instrumentos, contemplam obras musicais, interagem através da música. As sessões duram cerca de 45 min. e o público alvo é a partir da primeira infância à idade escolar (0- 12 anos) com a família a acompanhar. Contudo, há flexibilidade em relação à idade pois o que gostamos mesmo é de fazer música em família, em comunidade, mediante o interesse de quem quiser participar.

Nesta sessão de música em família alusiva ao Carnaval, onde as crianças e famílias podem vir disfarçadas, propomos apresentar alguns temas da obra musical clássica “Carnaval dos Animais” de Camille Saint- Saëns. Esta obra é dividida em 14 números, para ser apresentada no Carnaval, apresentando sucessivamente o desfile de vários animais. Em cada número, representam-se certos atributos dos animais: uns sonoros (rugidos dos leões e o cacarejar das galinhas); outros mais abstratos (quando Saint-Saëns evoca o contexto aquático dos peixes ou a velocidade dos hemíonos). Assim, iremos recriar ambientes sonoros e cénicos para cada animal, apresentando uma experiência musical única, com diversos instrumentos, um “mar” repleto de peixinhos e até diferentes animais que tocam tuba.

Publicação
20 de Fevereiro de 2020
Partilhar