Quando começam os saldos? Como fazer compras responsáveis nesta época

Quando começam os saldos?

Se está a perguntar-se quando são os saldos, nós respondemos. Já começaram! As reduções de preços são uma excelente oportunidade para adquirir peças essenciais mas dão muitas vezes lugar ao chamado ‘não preciso, mas quero’. Sempre que cedemos a uma compra por impulso, o mais provável é arrependermo-nos e termos, inconscientemente, um impacto ambiental que não está alinhado com os nossos valores.

Para este cenário só há uma solução: comprar menos, melhor e de forma mais responsável. Com isto em mente, compilamos para si uma lista de 7 perguntas que pode fazer para decidir se compra ou não determinada peça (em saldo ou não).

 

1. Já tem alguma peça que sirva o mesmo propósito?
2. Será esta peça tão melhor ao ponto de estar disposta a doar três outras peças no seu lugar?
3. Assenta-lhe bem e sente-se confortável?
4. Imagina-se a usar a peça em diversas ocasiões?
5. Tem possibilidades económicas para a comprar? Ou terá de abdicar de alguma coisa para o fazer?
6. Se a peça fosse mais cara, compraria na mesma?
7. A peça combina com outras peças do seu armário?

 

Para tornar a sua compra ainda mais responsável e consciente, habitue-se a olhar e interpretar as informações contidas nas etiquetas, nomeadamente:

– Onde foi fabricada? Existem, nesse local, boas condições de trabalho, respeito por ordenados mínimos e direitos humanos?

– De que material é feita? Fibras sintéticas à base de plástico prejudiciais para a pele e para o planeta, ou fibras naturais de origem vegetal? São usadas fibras recicladas ou recicláveis?

 

Por fim, lembre-se: Não vá aos saldos só porque teve um tempinho. Reserve um dia e horário em que possa fazer o programa sem pressões e, se possível, prepare antecipadamente uma lista com essenciais que precisa mesmo. Este processo pode até parecer complexo no início, mas com o passar do tempo fará parte do seu dia-a-dia sem que se aperceba e terá um impacto muito positivo, não só na sua vida, como no planeta.

 

#ExperimenteMais comportamentos inteligentes e responsáveis!

Categorias
Sustentabilidade
Partilhar

Tudo o que precisa num único espaço