5 Tradições Imperdíveis da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia
A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia é a Rainha das Romarias portuguesas e acontece todos os anos, com muito orgulho, em Viana do Castelo. Com raízes profundas na cultura e na fé da região, esta festa reúne milhares de pessoas para um espetáculo de cor, alegria e devoção. Venha explorar as cinco das tradições mais marcantes desta romaria, que são um verdadeiro testemunho do rico património cultural da cidade.
1. As Mordomas
Quando pensamos na Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, a primeira imagem é sempre das icónicas mordomas. Vestidas com o tradicional traje à vianesa, composto por cores vibrantes, bordados detalhados e joias de ouro, centenas de mulheres desfilam pelas ruas da cidade, com muito orgulho.
As caraterísticas de cada traje variam de acordo com a freguesia de quem o usa. A sua presença é uma homenagem viva às mulheres da região, que, ao longo dos séculos, mantiveram vivas as tradições locais.
A Mordoma das festas deste ano esteve no Estação Viana a falar-nos sobre o seu traje de carreço, os costumes da Romaria e o sentimento de os representar. Veja aqui a entrevista completa!
2. Tapetes de Sal
No dia 20 de agosto, a cidade acorda com mais cor, ao ver as suas ruas repletas de tapetes de sal, elaborados pelas gentes da Ribeira. Estas obras de arte efémeras, usam sal colorido para desenhar padrões intricados, motivos alusivos à pesca, à Romaria e à cidade e ainda imagens religiosas no chão.
Os moradores da Ribeira também vieram embelezar o seu centro favorito, com um lindo tapete inspirado no avental do traje à vianesa, da autoria da artista Isabel Lima. Já o veio admirar?
3. Gigantones e Cabeçudos
Os Gigantones e Cabeçudos são figuras enormes e caricaturadas que animam as ruas durante a romaria. Estes personagens de cabeça grande, que representam figuras da cultura popular e personagens míticos, desfilam ao som dos bombos e enchem a cidade de alegria. Estas figuras são parte integrante da tradição folclórica da região e trazem um toque de humor e irreverência às celebrações, encantando tanto os locais quanto os visitantes.
Visita a entrada de acesso ao centro da cidade do Estação Viana e descobre os Gigantones expostos, assim como um desfile de Cabeçudos, no dia 20 de Agosto (3ª feira), às 10h30.
4. Grupo de Bombos
O som dos bombos bate tão forte como o coração de qualquer Vianense em tempo de Romaria. Estes grandes tambores, tocados por grupos de músicos tradicionais, ecoam pelas ruas, marcando o ritmo da festa, acompanhando os cortejos.
Não perca também no nosso centro a atuação especial do grupo de bombos, no dia 20 de Agosto (3ª feira), às 10h30.
5. Desfiles, Procissões e Cortejos
A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia é marcada por uma série de desfiles, procissões e cortejos que celebram a fé e a cultura da região. Do Cortejo Histórico-Etnográfico, que retrata momentos importantes da história de Viana do Castelo, até à procissão solene em honra da Santa Padroeira ou à Procissão ao Mar, são momentos de grande emoção e devoção. Os desfiles são uma verdadeira viagem no tempo, onde o passado e o presente se encontram, e as tradições são celebradas com orgulho e reverência.
De 14 a 22 de agosto, não deixe escapar a oportunidade de viver esta experiência única no coração de Viana do Castelo. Somos todos Romaria!