7 dicas que vão aumentar a sua motivação para começar a correr

Já começou o seu treino para a 25ª edição da Meia Maratona Manuela Machado? Se precisa de uma motivação extra, conte connosco! Só tem que continuar a ler este artigo.

No início do ano queremos comprometer-nos mais com a nossa saúde: comer melhor, beber mais água, ter mais horas de sono, aproveitar mais o tempo livre no exterior e, claro, praticar mais exercício. Começar esta mudança pode ser difícil, mas o verdadeiro desafio vem a seguir: manter a motivação para continuar.

A corrida é um dos desportos mais praticados e é fácil de entender o porquê. Não envolve grande técnica para quem está a começar, não existe muito investimento em equipamento e pode fazê-lo quando e onde quiser. Se está a pensar em começar a praticar esta modalidade – ou já praticou e quer voltar ao ativo -, mas não está a encontrar motivação, leia as nossas dicas:

 

1. Correr em equipa

Ter um compromisso com uma pessoa ou um grupo fará com que não queira falhar ao treino. Além disso, a equipa é sempre uma fonte de motivação mútua e torna tudo mais divertido. Pode também optar por começar a treinar com um profissional que lhe indicará um plano personalizado.

 

2. Ouvir uma boa playlist

A vida é melhor se estivermos a ouvir boa música e na corrida isto torna-se ainda mais essencial. Disponibilize algum tempo a selecionar músicas que lhe ofereçam a sensação de alegria e energia e dê um boost ao seu treino.

 

3. Preparar o treino

Vão haver imensas oportunidades para arranjar desculpas para não ir treinar. Antecipe-as preparando o saco no dia anterior e leve-o no carro para aproveitar a pausa do almoço ou o fim do dia. Organize a sua agenda para perceber qual é o melhor horário para treinar e priorize esse tempo.

 

4. Monitorizar os resultados

Perceber a sua evolução ao longo dos treinos ajuda a aumentar a sua motivação. Vai perceber que está a correr mais rápido, a ir mais longe e a fazê-lo com menos esforço. É importante também perceber as mudanças no seu corpo. Vai perceber que se sente mais capaz no fim de cada treino e que o seu dia a dia vai melhorar consideravelmente.

 

5. Evitar treinos rotineiros

Se se aborrece frequentemente com a rotina, tente alterar as rotas e os tipos de treino com frequência. Comece a correr sem um trajeto definido, por exemplo, desafie-se em subidas ou sprints.

 

6. Escolher bem o outfit

Parece insignificante, mas comprar roupas novas aumentam a motivação para começar a treinar. Escolha modelos que favoreçam o seu corpo e que sejam confortáveis durante a corrida. Pode também adicionar gadgets que vão ajudar a monitorizar os treinos. Encontre o que precisa nas lojas do Centro.

 

7. Estabelecer objetivos

Correr com um objetivo final é sempre uma ideia vencedora. Comece por inscrever-se na 25ª edição da Meia Maratona Manuela Machado e foque-se nisso nos próximos treinos.

 

Ponha em prática estas dicas e venha à Meia Maratona, que vai acontecer no dia 21 de janeiro, contar-nos se resultaram. A inscrição já aqui está à sua espera.

Vemo-nos na linha de partida?

Tudo o que precisa num único espaço