Viva a Romaria de Nossa Senhora D’Agonia!

De 14 a 22 de agosto realizam-se as Festas de Nossa Senhora D’Agonia.

Nesta semana, a cidade enche-se de visitantes que ficam na cidade para apreciar e vivenciar esta que é a Rainha das Romarias em Portugal.

 

Estivemos à conversa com a Mordoma Ana Rita que, em parceria com a designer Sónia Moreira e com o fotógrafo Hugo Sousa, integra o cartaz deste Ano.

A jovem explica que um dos maiores desafios do seu papel tem que ver com o “bem trajar“ e com o “saber orar“. Para se interpretar bem este papel é necessário dominar estas temáticas.

A vestimenta das Mordomas é um dos elementos mais emblemáticos da Romaria. Estes tesouros passam de geração em geração para serem usados com toda a chieira nas festas.

Para além de participar nos vários eventos da semana, a Mordoma tem de conciliar a preservação das tradições com as novas ideias e abordagens para a festividade. Ana Rita sublinha a vantagem que as novas gerações têm devido às novas tecnologias, aos testemunhos pessoais e ao registo museológico: “(…) tentamos ser o máximo fidedignos a elas [às tradições] e tentar, claro, que as coisas fiquem bonitas, mas nunca perdendo a tradição“.

Desde o Desfile da Mordomia, da Procissão ao Mar e à Serenata, a presença da Mordoma no programa é essencial à representação da História de Viana do Castelo.

 

Venha viver a emoção das Festas de Nossa Senhora D’Agonia!

Tudo o que precisa num único espaço